sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Nativitas

Amadas leitoras (um beijo para cada uma de vocês e um Feliz Natal) e caros leitores (um grande abraço fraternal e um Feliz Natal). Escrevo este postorum hoje com a minha mensagem de Natal para este ano. Como acredito que não conseguirei postar nada no dia 24 e 25 de dezembro, prefiro fazer agora os meu votos de um Feliz Natal.
Também quero propor uma pequena reflexão que fiz sobre tamanha solenidade. Espero que gostem.
Ao pensar em Natal, nos pegamos nas mesmas imagens de sempre: Papai Noel, presentes, compras, filmes bestas de Natal, o peru, o tender ou qualquer outra carne, presentes, luzinhas e enfeites, guirlandas, árvores. Mas o que penso do Natal é o nascimento de Cristo. Depois de me preparar junto à Igreja em todo o mundo por quatro domingos anteriores ao Natal, quando chega respectiva data, mais uma vez celebramos a Solenidade do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não parece ser muito importante, não é? Se ao compararmos com a ceia ou os presentes que o velho traz... Mas o Natal me fez refletir esse ano sobre que ao celebrarmos no Natal o mistério da Encarnação de Jesus, nós celebramos a esperança em nossa humanidade. Como assim? Deus é perfeito. Criou tudo e tem poder sobre tudo. Mesmo sendo perfeito, ele resolveu assumir a nossa humanidade. De um corpo glorioso, que não sofre, que tem poder, que é completo, toma um corpo frágil, cheio de dores e incertezas. Cheio de inseguranças. Deus se faz presente no meio de nós! Ele assume nossas dores, nossos conflitos, se faz homem. Por isso falo de esperança no homem. Se Deus se faz presente por meio dessa criatura, é porque deve ter algo de bom na humanidade. Assim, com Jesus o homem torna-se divino.
Se lembrarmos dos presentes que trouxeram os Magos do oriente, vemos que cada um deles revela uma parte do Menino Deus. O incenso representa a divindade de Cristo. O ouro, a realeza de Jesus. E a mirra, uma erva utilizada para embalsamar os defuntos, a nossa humanidade, com suas dores! Por isso o Natal é a esperança da Luz do Divino vem iluminar o humano. A estrela que trouxe os magos tem quatro pontas para nos dizer que Cristo veio iluminar as trevas de todo o planeta, uma vez que as quatro pontas da estrela representam os quatro pontos cardeais.
Assim, desejo a todos que a Luz do Natal ilumine e dissipe as trevas que existem em nós, homens! Um Feliz e Santo Natal!
É o que deseja este humilde blogerum a todos os seus leitores!

3 comentários:

Nana Carol disse...

Oiiii
O melhor de todos os posts...adorei...
Uma coisa q me deixa extremamente chateada na nossa querida faculdade eh a falta de feh das pessoas...nao q isso seja uma critica...NAO EH, de verdade...eh soh q fiko muito triste de ver tanta gente q nao acredita em certas coisas q são minha base...são fundamentais p mim...ver pequenas manifestações como esse post no nosso meio me deixa muito feliz e me enche ainda mais com o espirito de natal...e me faz ateh sentir uma certa vergonha de andar tao afastada de minhas raizes (mas isso eh assunto p meu post)...
Um Natal repleto de Luz...Amor..Fraternidade e todos os bons sentimentos q Jesus veio nos mostrar!!!!!!!!!!!
Beijinhus querido

Srta. Smilla disse...

Feliz Natal para você também meu querido!
Embora eu não seja religiosa e natalina, acredito nas pessoas puras e bondosas, que realmente têm boas intenções para com os outros (e, adivinhe: você é uma delas!)

.)

Beijão

D ... disse...

Olha, eu não sou muito religiosa não. tenho lá minhas dúvidas e não quero saber se Crsito nasceu no 25 de dezembro, ou em outro dia ou se não nasceu.

Mas, como Luise, gosto muito das pessoas bem intencionadas e puras e acho que elas merecem feliz natal, feliz ano novo e tudo que há de bom nesse mundo.

beijos