terça-feira, 3 de julho de 2007

Asterix et Obelix

Caros Leitores e Amadas Leitoras (Feliz Férias a todos e todas), ontem eu assisti na televisão, Rede Globo, o filme Asterix e Obelix, missão Cleópatra. Com o filme lembrei-me de minha tenra infância! Desde os 9 anos de idade eu lia os quadrinhos que tinham essa dupla como personagens principais. Esse filme tem como o enredo a publicação Asterix e Cleópatra.
A história é essa: César e Cleópatra estão no Egito, Cleópatra para mostrar a César que os egípcios eram o maior povo faz uma aposta com César: construir um grandioso palácio, maior que o Caesar Palace, em três meses. Ela pede para um arquiteto inovador Numeróbis fazer tal construção, ou então será jogado aos crocodilos. Numeróbis sabia da existência de uma aldeia gaulesa que resistia a César por causa de uma poção mágica feita pelo druída Panoramix. E lá vai o arquiteto egípcio atrás da poção. E embarcam nessa comanda Asterix, Obelix (o que caiu num caldeirão cheio de poção mágica quando criança e ficou forte e gordo), Panoramix e Idéiafix (o cachorrinho que vai escondido). Os piratas que levaram uma surra em alto mar dessa dupla, resolve não atacar mais navios gauleses, mas atacarão todos os outros. Nisto aparece justamente um navio egípcio. Os piratas se animam, mas percebem que os gauleses estão no navio. Chegando ao Egito, conhecem a rainha Cleópatra e, diga-se de passagem um belo nariz, Panoramix admira-se. Nesse meio tempo, um arquiteto adversário de Numeróbis e seu capanga, Anexus, incita os operários a fazerem greve por causa do chicote. Os grevistas elegem por sua representante a dama Celularis... E por aí vai...
"Esses romanos são uns loucos!" diria Obelix. Quantas vezes Roma não nos impõe grandes desafios que só nos resta duas escolhas: baixar a bola ou exclamar "Por Tutatis" e arranjar uma saída. Essa Roma moderna, cheia de Anexus, Adendus, Timetoamão, e tantos outros que nos impedem de ser tudo bem mais fácil... Que pelo menos possamos arrasar alguns piratas pelo caminho.
Mas nem sei o porquê de escrever tanta abobrinha filosófica, digressiva e paulocoelhista! Bastava dizer que o filme não é a 8ª maravilha do mundo moderno,mas contém o espírito da obra que li na minha infância. Confesso que ria com o filme, foram anexadas Anexus novos, como uma luta ao estilo Matrix e "O tigre e o dragão", mas deu um ar bem mais charmoso, não afetanto o espírito zombeteiro de Asterix e Obelix.
Aliás, o melhor são os nomes: Timetoamão, Celularis, Anexus, Numeróbis, Anti Virus, Caius Pedrus, e tantos outros nomes muito intrigantes. E descubram o que aconteceu com o nariz da Esfinge.
Se já leram os quadrinhos de Asterix, o filme é legal para rememorar a leitura, sendo fiel à obra.
.
.
.
Não é que às vezes passa algo que presta na TV? Ainda mais na Globo!
.
.
.
Felix feriae!

Um comentário:

Unknown disse...

Nunca gostei muito de adaptações de quadrinhos... Ainda mais asterix.

Mas adoro os livros...! E parece que esse filme q vc assistiu é mais recente (e não aquelas montagens toscas antigas...) então sei lá!


Abraços verdes...

!